domingo, agosto 3, 2025
Google search engine
InícioPolíticaPrefeitura se compromete a realizar concurso público até 2027

Prefeitura se compromete a realizar concurso público até 2027


Política

A prefeita Wanderléia Caravina assinou o documento e se comprometeu a lançar o certame

Por Lucia Morel | 02/08/2025 18:08

Bataguassu firma TAC e compromete-se a realizar concurso público até 2027
Fachada do prédio que abriga a Prefeitura de Bataguassu. (Foto: Cenário MS)

A Prefeitura de Bataguassu assumiu compromisso com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul para realizar concurso público em até 18 meses. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado no último dia 10 de julho e tem como objetivo regularizar a contratação de servidores públicos no município.

A Prefeitura de Bataguassu firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul, comprometendo-se a realizar concurso público até janeiro de 2027. O acordo, assinado pela prefeita Wanderléia Caravina, visa regularizar a contratação de servidores públicos no município.O TAC impede novas contratações temporárias, exceto em casos previstos nos processos seletivos 01 e 02/2025 ou para substituição de servidores afastados. Em caso de descumprimento, a prefeitura estará sujeita a multa diária de R$ 500, limitada a 30 dias, por cargo preenchido irregularmente.

De acordo com o Ministério Público, foi constatada a necessidade de prover cargos efetivos por concurso, além da impossibilidade técnica e financeira de realizar o certame de forma imediata. O TAC impede novas contratações temporárias, com exceção de casos já previstos nos processos seletivos nº 01 e 02/2025 ou nas situações de substituição temporária de servidores afastados.

A prefeitura poderá abrir novo processo seletivo, desde que limitado ao tempo de afastamento do servidor e com critérios objetivos e transparentes. Nos casos de vacância definitiva de cargos, a contratação temporária só poderá ocorrer mediante prova objetiva e valerá até a homologação do próximo concurso.

A prefeita Wanderléia Caravina assinou o documento e se comprometeu a lançar o concurso até janeiro de 2027. A seleção deverá ser feita por empresa especializada, escolhida por processo específico. Fica vedada a participação de servidores ligados à administração municipal na elaboração e correção das provas.

Caso descumpra o termo, a prefeitura estará sujeita a multa diária de R$ 500, limitada a 30 dias, por cargo preenchido fora das regras estabelecidas. A penalidade poderá ser revertida ao fundo previsto pela Lei nº 7.347/85 ou outro indicado pelo MP.

O TAC foi firmado pela Promotora de Justiça Patrícia Almirão Padovan e publicado na edição do Diário Oficial do Ministério Público na segunda-feira (4).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments