terça-feira, agosto 5, 2025
Google search engine
InícioPolíticaCâmara rejeita denúncias contra vereadoras em Dourados nessa segunda, 4

Câmara rejeita denúncias contra vereadoras em Dourados nessa segunda, 4


Isa Jane foi acusada de abuso de autoridade; Ana Paula, por acúmulo ilegal de salários

Câmara rejeita denúncias de quebra de decoro contra vereadoras
Isa Marcondes e Ana Paula Benitez, vereadoras de Dourados. (Foto: Arquivo/Câmara Municipal)

A Câmara Municipal de Dourados rejeitou, na sessão desta segunda-feira (4), duas denúncias de quebra de decoro parlamentar contra vereadoras do Republicanos. As acusações, que chegaram a mobilizar bastidores políticos nas últimas semanas, foram arquivadas por ampla maioria de votos.

A Câmara Municipal de Dourados arquivou, por maioria de votos, duas denúncias de quebra de decoro parlamentar contra vereadoras do Republicanos. A primeira denúncia, contra Ana Paula Benitez Fernandes, que acumula os cargos de vereadora e professora, foi rejeitada por unanimidade. A acusação se baseava na carga horária de trabalho da parlamentar, que chegaria a 84 horas semanais. A segunda denúncia, contra Isa Jane Marcondes, foi rejeitada por 16 votos a 3. A vereadora foi acusada de abuso de autoridade e uso eleitoral de fiscalizações em postos de saúde após um desentendimento com um médico. Este foi o segundo processo por quebra de decoro contra Isa Jane arquivado pela Câmara. Ambas as vereadoras afirmaram que se manifestarão oficialmente após análise técnica das denúncias.

A primeira, Ana Paula Benitez Fernandes, que acumula cargos de vereadora e professora da Reme (Rede Municipal de Ensino), foi rejeitada por unanimidade dos 19 vereadores presentes no plenário. A própria parlamentar e a presidente da Casa, Liandra Brambilla (PSDB), se abstiveram da votação.

Já a denúncia contra Isa Jane Marcondes, apresentada por um médico após “bate-boca” em uma unidade de saúde no distrito de Indápolis, foi rejeitada por 16 votos a 3. Votaram a favor da investigação os vereadores Ademar Cabral (PSD), Jânio Miguel (PP) e Sérgio Nogueira (PP).

No caso de Isa Jane, esta foi a segunda tentativa de abertura de processo por quebra de decoro. A anterior, apresentada em junho, também foi rejeitada em plenário.

Câmara rejeita denúncias de quebra de decoro contra vereadoras
Vereadores de Dourados durante a sessão desta segunda-feira (4). (Foto: F. Grott)

As denúncias haviam sido protocoladas no fim de julho. A de Ana Paula foi feita por Leonardo Pescinelli Martins, servidor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), com base no acúmulo de até 84 horas semanais de trabalho remunerado, 44 horas como vereadora e 40 como professora e diretora escolar.

Já Isa Jane foi denunciada pelo médico Luiz Ricardo Borges, que a acusa de abuso de autoridade e uso eleitoral das chamadas “fiscalizações” em postos de saúde. A parlamentar chegou a dar voz de prisão ao médico durante discussão, episódio que terminou com os dois registrados como autores e vítimas na delegacia por desacato e difamação.

Procuradas, ambas as vereadoras afirmaram que só vão se manifestar oficialmente após análise técnica completa das denúncias.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.





Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments