terça-feira, dezembro 16, 2025
Google search engine
InícioPolíticaDeputados de MS Aprovam Criação da Bancada Cristã em 22 de outubro

Deputados de MS Aprovam Criação da Bancada Cristã em 22 de outubro


Política

Com urgência aprovada, texto prevê que grupo católico e evangélico tenha assento em reuniões de líderes

Por Gustavo Bonotto | 22/10/2025 18:59

Deputados de MS são favoráveis à proposta que cria bancada cristã
De cima para baixo, da esquerda para a direita: deputados Vander Loubet (PT), Beto Pereira (PSDB), Rodolfo Nogueira (PL), Marcos Pollon (PL), Geraldo Resende (PSDB), Dr. Luiz Ovando (PP), Dagoberto Nogueira (PSDB) e Camila Jara (PT). (Foto: Reprodução)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22), em Brasília, o regime de urgência para o projeto que cria a bancada cristã, proposta por parlamentares evangélicos e católicos. A votação teve 398 votos favoráveis e 30 contrários.

A Câmara dos Deputados aprovou, com 398 votos favoráveis e 30 contrários, o regime de urgência para o projeto que cria a bancada cristã. A proposta, apresentada por parlamentares evangélicos e católicos, recebeu apoio unânime dos oito deputados federais de Mato Grosso do Sul. O Projeto de Resolução 71/25 prevê a criação de uma coordenação-geral e três vice-coordenadorias, equiparando a bancada cristã às bancadas feminina e negra. Se aprovado, o grupo terá direito a voz e voto nas reuniões de líderes partidários e cinco minutos semanais de fala no plenário.

Todos os oito deputados federais de Mato Grosso do Sul foram favoráveis à medida. São eles: Camila Jara (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Humberto “Beto” Pereira (PSDB), Luiz Ovando (PP), Geraldo Resende (PSDB), Marcos Pollon (PL), Rodolfo Nogueira (PL) e Vander Loubet (PT). Com o regime de urgência aprovado, o texto poderá ser votado diretamente em plenário, sem análise prévia pelas comissões.

O Projeto de Resolução 71/25 foi apresentado por Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE), presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica. O texto prevê a criação de uma coordenação-geral e três vice-coordenadorias. Caso seja aprovado, o grupo terá direito a voz e voto nas reuniões de líderes partidários e cinco minutos semanais de fala no plenário.

A proposta busca formalizar a bancada cristã no Regimento Interno da Câmara, equiparando-a às bancadas feminina e negra, que já possuem assento no Colégio de Líderes. Segundo os autores, a criação da nova bancada pretende “reconhecer uma realidade política e social consolidada” e ampliar a representatividade de pautas cristãs no Legislativo.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu a votação no início da tarde e afirmou que o tema será debatido de forma ampla antes da análise do mérito.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.





Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments