segunda-feira, dezembro 8, 2025
Google search engine
InícioPolíticaProjeto de Lei sobre saneamento básico em MS será votado em regime...

Projeto de Lei sobre saneamento básico em MS será votado em regime de urgência


Política

Medida visa garantir a eficiência dos serviços públicos de abastecimento de água, esgoto e manejo de resíduos

Por Kamila Alcântara e Fernanda Palheta | 26/11/2025 14:15

Projeto de Lei sobre Microrregião de Saneamento é protocolado na Assembleia
Vista de um reservatório da Sanesul, em Caarapó (Foto: Divulgação)

Na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), foi protocolado o Projeto de Lei que institui a Microrregião de Saneamento Básico do estado, enviado pelo governador Eduardo Riedel (PP). O projeto, que busca promover a regionalização dos serviços de saneamento, será discutido em regime de urgência pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

O governador Eduardo Riedel protocolou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um Projeto de Lei que institui a Microrregião de Saneamento Básico do estado. A proposta, que será analisada em regime de urgência, visa criar uma estrutura de governança intergovernamental envolvendo os 79 municípios sul-mato-grossenses.O projeto busca garantir a eficiência dos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos urbanos, atendendo à Lei Federal 14.026/2020, que exige a universalização dos serviços até 2025. A CCJR, presidida pelo deputado Pedro Caravina, se reunirá com a Sanesul para discutir detalhes da proposta.

Segundo o presidente da CCJR, deputado Pedro Caravina (PSDB), a medida é importante e ainda há necessidade de mais informações. “Na terça-feira (2), nós vamos ter uma reunião com o presidente da Sanesul para pegar mais detalhes desse projeto”, disse Caravina.

Ele também ressaltou que a reunião com a comissão é uma oportunidade para aprofundar o entendimento do projeto que visa criar uma microrregião de saneamento integrada, envolvendo todos os 79 municípios do estado.

O projeto visa criar uma estrutura de governança intergovernamental para garantir a eficiência dos serviços públicos de abastecimento de água, esgoto e manejo de resíduos sólidos urbanos. Ele também busca a integração de consórcios existentes e a criação de novos arranjos de gestão para otimizar os recursos, ampliar a cobertura e promover a sustentabilidade.

Com a aprovação da Lei Federal nº 14.026/2020, que determina a universalização dos serviços até o final de 2025, o governo estadual propõe essa medida como alternativa para viabilizar a adaptação dos municípios às exigências legais e evitar a perda de recursos federais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments