terça-feira, dezembro 9, 2025
Google search engine
InícioPolíticaConselho de Ética ouve depoimentos sobre suspensão de Pollon

Conselho de Ética ouve depoimentos sobre suspensão de Pollon


Processo tem como alvos três parlamentares envolvidos no motim que bloqueou o funcionamento do plenário

Conselho de Ética inicia depoimentos que podem levar à suspensão de Pollon
Em agosto deste ano, o grupo bolsonarista ocupou as cadeiras da mesa diretora (foto: reprodução)

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abre nesta terça-feira (9) a fase de oitivas nos processos disciplinares que investigam três parlamentares envolvidos no motim que bloqueou o funcionamento do plenário por mais de 30 horas, no mês de agosto, em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os investigados está o deputado federal sul-mato-grossense Marcos Pollon (PL).

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados inicia a fase de depoimentos nos processos disciplinares contra três parlamentares envolvidos em um protesto que paralisou o plenário por mais de 30 horas em agosto. Entre os investigados está o deputado Marcos Pollon (PL-MS), que responde a dois processos distintos.O grupo bolsonarista ocupou as cadeiras da mesa diretora em protesto à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, exigindo a votação do “pacote da paz”, que incluía anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro. A Corregedoria da Câmara recomendou a suspensão dos parlamentares envolvidos.

A única oitiva confirmada até agora é a do deputado Coronel Meira, do PL-PE, testemunha arrolada por Pollon. Parlamentares ligados a Marcel van Hattem, do Novo-RS, também devem apresentar nomes. O outro envolvido é Zé Trovão do PL-SC.

A investigação apura o papel dos três durante a ocupação do plenário no início de agosto, quando o grupo impediu a mesa diretora de assumir os trabalhos. A Mesa enviou ao Conselho representações contra Pollon, van Hattem e Zé Trovão, pedindo a suspensão do grupo, recomendação feita pela Corregedoria da Câmara e acolhida pela direção da Casa.

O caso de Pollon, ele responde simultaneamente a dois processos: em um é acusado de obstruir a condução dos trabalhos ao se sentar na cadeira da vice-presidência; e outro, separado, que pede suspensão de 90 dias por declarações consideradas ofensivas contra o presidente da Câmara, Hugo Motta, do Republicanos-PB.

Em agosto deste ano, o grupo bolsonarista tentou pressionar os presidentes das duas Casas, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), a colocarem em votação um conjunto de propostas que chamam de “pacote da paz”. Entre os itens que compõem a pauta exigida estava a anistia irrestrita aos golpistas do 8 de Janeiro.

A abertura das oitivas marca uma fase decisiva para o Conselho, que agora passa a confrontar versões, revisar a conduta dos parlamentares e medir o impacto político de possíveis suspensões.



Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments