terça-feira, fevereiro 3, 2026
Google search engine
InícioPolíticaDeputados de MS Miram Candidaturas em 2026: Governo e Senado

Deputados de MS Miram Candidaturas em 2026: Governo e Senado


Assembleia tem deputado querendo ser governador e de olho em vaga no Congresso
Deputados estaduais no plenário da Assembleia Legislativa (Foto: Reprodução)

Dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, pelo menos cinco querem buscar voos mais altos nas eleições deste ano. Três deles querem disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, um deixou o nome à disposição para a disputa de uma das duas cadeiras no Senado Federal e um sonha com a possibilidade de concorrer ao governo do Estado.

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, cinco deputados estaduais planejam disputar cargos mais elevados nas próximas eleições. Três parlamentares almejam vagas na Câmara dos Deputados, um considera concorrer ao Senado Federal e outro manifesta interesse no governo estadual.João Henrique Catan (PL) cogita deixar o partido para disputar o governo, enquanto Gerson Claro (PP) avalia candidatura ao Senado. Mara Caseiro (PSDB), Neno Razuk (PL) e Roberto Hashioka (União) pretendem concorrer a deputado federal. Os demais 16 parlamentares confirmaram buscar a reeleição.

O deputado estadual João Henrique Catan (PL) defende que seu partido construa uma candidatura própria ao governo do Estado e se coloca como opção. “Ser novamente candidato a deputado estadual seria uma grande honra, especialmente por poder continuar representando, com independência e compromisso, os eleitores que acreditam no nosso trabalho. No entanto, sigo firme na convicção de que o PL precisa, acima de tudo, priorizar a construção de uma candidatura própria ao governo do Estado”, disse em nota.

Porém, os planos políticos do PL já foram definidos para a disputa majoritária. O partido, liderado pelo ex-governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PL), irá apoiar a reeleição do governador Eduardo Riedel (PP). A aliança tem o aval da principal liderança da sigla, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e foi ratificada pelo presidente da Executiva Nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que este é o melhor caminho para o partido no Estado.

Para viabilizar a disputa, Catan pode deixar o PL. “O partido NOVO, por exemplo, convidou duas lideranças do PL, eu e o Pollon, para compor candidaturas majoritárias, abrindo a possibilidade de somarmos forças em um projeto que una governo e Senado em torno de valores comuns e de uma proposta coerente para o Estado”, completou.

Já na disputa para o Senado, o nome do presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), tem sido ventilado desde o ano passado. Em outubro, Claro assumiu a vontade de ser o representante do Progressistas e o segundo nome do arco de aliança do governador Eduardo Riedel.

Mas, segundo ele, a decisão passa pela construção coletiva da candidatura. “Meu projeto de reeleição está montado, mas meu nome está à disposição para a disputa do Senado. Isso é construção, política não se faz sozinho, sou uma pessoa de grupo”, disse ao Campo Grande News.

Na busca por uma das cadeiras da Câmara dos Deputados, estão confirmados os nomes da deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) e do deputado estadual Neno Razuk (PL). A tucana deve deixar o PSDB na janela partidária e migrar para o PL de Reinaldo Azambuja. O terceiro nome interessado na disputa é o deputado estadual Roberto Hashioka (União). “Estou avaliando a possibilidade de disputar para federal, em fevereiro eu decido. Sempre foi meu objetivo, já disputei em 2010 e fiquei de suplente”, afirmou Hashioka.

Na busca pela reeleição estão os parlamentares: Pedro Caravina (PSDB), Jamilson Name (PSDB), Paulo Corrêa (PSDB), Lia Nogueira (PSDB), Marcio Fernandes (MDB), Junior Mochi (MDB), Renato Câmara (MDB), Zeca do PT, Pedro Kemp (PT), Gleice Jane (PT), Coronel David (PL), Pedrossian Neto (PSD), Rinaldo Modesto (Podemos), Lucas de Lima (Sem partido), Paulo Duarte (PSB) e Antônio Vaz (Republicanos).

Os deputados Zé Teixeira (PSDB), Londres Machado (PP) e Lídio Lopes (Sem partido) não responderam a reportagem até a publicação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments