quinta-feira, julho 17, 2025
Google search engine
InícioPolíticaBrasil envia senadores aos EUA para negociar tarifas de Trump

Brasil envia senadores aos EUA para negociar tarifas de Trump


Senadores de MS participam de articulação oficial para discutir barreiras comerciais e tarifas dos EUA

Tereza Cristina e Nelsinho Trad vão integrar comissão aos EUA contra tarifaço
MS terá dois senadores na comissão que vai aos EUA tentar reverter tarifaço. (Foto: Saulo Cruz/Agência Senado)

Foi confirmada no início da tarde desta quinta-feira (17) a participação dos senadores Tereza Cristina (PP) e Nelson Trad Filho (PSD), de Mato Grosso do Sul, como membros da Comissão Temporária Externa do Senado (CTEUA), criada para tratar das relações econômicas bilaterais com os Estados Unidos e tentar reverter as tarifas de Donald Trump, presidente do país norte-americano.

Os senadores Tereza Cristina (PP) e Nelson Trad Filho (PSD), de Mato Grosso do Sul, integrarão a Comissão Temporária Externa do Senado que visitará Washington entre 29 e 31 de julho. A missão tem como objetivo dialogar com parlamentares norte-americanos sobre as relações econômicas bilaterais. A comissão, presidida por Nelsinho Trad, buscará reverter o aumento de 50% nas tarifas de importação sobre produtos brasileiros, anunciado pelo presidente Donald Trump para vigorar a partir de 1º de agosto. O grupo conta com oito senadores, entre titulares e suplentes.

A lista com os integrantes foi aprovada pelo Plenário e divulgada por meio de nota conjunta assinada pelas presidências do Senado Federal e da CTEUA. “A comissão foi criada para conduzir missão oficial à cidade de Washington na última semana de julho”, informa o comunicado.

Os parlamentares designados serão responsáveis por representar o Senado junto ao Congresso norte-americano, com foco no diálogo político e na defesa de interesses estratégicos do Brasil em temas como comércio exterior, investimentos, cadeias produtivas, agricultura e segurança jurídica.

Integram a comissão os senadores Nelsinho Trad (presidente), Tereza Cristina, Marcos Pontes (PL-SP), Jacques Wagner (PT-BA), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG). Desses, quatro atuarão como membros titulares e quatro como suplentes.

A criação da comissão resulta de articulação entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), e Nelsinho Trad, que se reuniram na noite de ontem (16) para definir os nomes dos parlamentares. A iniciativa tem como objetivo o fortalecimento das relações bilaterais no contexto das novas barreiras tarifárias impostas pelos Estados Unidos, que já afetam diversos setores da economia brasileira.

A missão oficial aos Estados Unidos está prevista para ocorrer entre os dias 29 e 31 de julho, com encontros presenciais com parlamentares norte-americanos.

Tarifas – No começo deste mês, o presidente norte-americano Donald Trump anunciou o aumento de tarifas de importação em 50% sobre produtos brasileiros, começando em 1º de agosto.

Entre as justificativas relatadas por Trump estão uma possível perseguição política ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro e um desequilíbrio comerciais entre os países, porém, os dados comerciais apontam que os EUA possuem um superávit com o Brasil em 2023 e 2024.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments